Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Notícias do site

Aulas de Dança Contemporânea

Aulas de Dança Contemporânea

 Participe!

 Segundas, Quartas e Sextas: Das 20h às 22h.

Terças e Quintas: Das 10h às 12h

Sábados: Das 10h às 17h

Local: Núcleo de Formação de Professores, Sala 3

Autismo, Deficiência Intelectual e Inclusão são os temas da segunda parte do VI Ciclo de Palestras do NFP

O Núcleo de Formação de Professores retorna em fevereiro com a segunda parte de seu Ciclo de Palestras, que já está na sexta edição. Nesta ocasião, a Profa. Dra. Priscila Benitez (Departamento de Psicologia da UFSCar) e Dra. Alice Resende (Pesquisadora Pós Doc do Observatório Nacional de Educação Especial) tratarão sobre o autismo e a deficiência intelectual e os serviços para implementação da inclusão escolar, a partir do atendimento educacional especializado e do trabalho colaborativo entre o professor de sala de aula e o professor de Educação Especial. A palestra acontecerá no dia 06/02/2017, às 18h30, no Anfiteatro Bento Prado Jr., área norte da UFSCar.

Ainda como parte do Vi Ciclo de Palestras, as convidadas, acompanhadas da Profa. Dra. Marina Bezerra (no Departamento de Psicologia da UFSCar) e da Me. Isis de Albuquerque (Doutoranda em Psicologia na UFSCar), ministrarão uma oficina onde falarão sobre os aspectos comportamentais do autismo e os principais procedimentos de ensino utilizados na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), além de trabalharem a prática, simulando a aplicação de tais procedimentos e a construção de um programa de ensino. A oficina acontece no dia 08/02/2017, das 08h as 12h, na Sala 1 do Núcleo de Formação de Professores. São oferecidas 30 vagas.

Público-Alvo: Professores da rede de ensino pública e privada, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados.

As inscrições, para as duas atividades, podem ser feitas aqui.

Certificados Disponíveis

Já estão disponíveis os certificados da palestra: "DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS ÀS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: entre antigas e novas formas de ensinar e aprender", proferida pelo Prof. Dr. Daniel Mill (EaD/UFSCar)

Os participantes receberão uma mensagem em seu endereço eletrônico contendo o certificado de participação da palestra. Caso não a receba até o dia 15 de novembro, por favor, entre em contato conosco através do nosso .

Pedimos que nos retorne sua opinião sobre a palestra, respondendo um breve questionário disponível aqui. Sua contribuição é muito importante para nós!

CERTIFICADOS E AVALIAÇÃO Palestra: "SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA"

Prezado participante,

Você receberá uma mensagem em seu endereço eletrônico contendo o certificado de participação da palestra. Caso não a receba até o dia 03 de outubro, por favor, entre em contato conosco por .

Pedimos que nos retorne sua opinião sobre a palestra, respondendo um breve questionário anexo ao e-mail. Se preferir, pode preenchê-lo agora, acessando-o aqui. Sua contribuição é muito importante para nós!

Em breve serão abertas as inscrições para a palestra "DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS ÀS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: entre antigas e novas formas de ensinar e aprender", programada para 27 de Outubro, ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Mill (UFSCar), e que dará inicio a uma semana de oficinas sobre uso de tecnologias na educação.

Equipe brasileira da Olimpíada Internacional de Astronomia é treinada por físico da UFSCar

Equipe brasileira da Olimpíada Internacional de Astronomia é treinada por físico da UFSCar

Equipes brasileiras de estudantes do Ensino Médio no Observatório Abrahão de Moraes, em Valinhos (SP), no primeiro treinamento para as olimpíadas internacionais de Astronomia, realizado em maio.

O físico do Núcleo de Formação de Professores (NFP) da UFSCar Gustavo de Araújo Rojas lidera, desde 2012, as equipes de estudantes do Ensino Médio que participam da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Neste ano, a IOAA será realizada na Indonésia, de 26 de julho a 4 de agosto, e os participantes brasileiros já estão na fase final de preparação para a competição.
Na próxima semana, a equipe passará cinco dias no Observatório do Pico dos Dias, em Minas Gerais, onde os jovens terão aulas e realizarão observações para o treinamento. Rojas destaca que este é o primeiro ano em que parte do treinamento é feito em observatórios no País. "O Observatório do Pico dos Dias abriga o maior telescópio do Brasil, e os estudantes vão realizar atividades ao lado de pesquisadores experientes. É uma oportunidade de ver a pesquisa sendo feita de verdade, ao vivo, e isto é muito estimulante para os jovens em fase escolar. Durante esses dias, eles têm contato com a parte prática do trabalho dos astrônomos, além de aulas e outras atividades preparatórias. Dessa forma, queremos não só preparar os estudantes para as olimpíadas, mas também incentivar que sigam carreiras científicas, a partir do contato com a Astronomia e a Astrofísica", conta Rojas.
A equipe é formada por 15 jovens selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), dos quais cinco competirão na IOAA, cinco na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) e outros cinco são suplentes. Rojas destaca a importância do trabalho em equipe desenvolvido desde o princípio dos treinamentos. "Os estudantes aprendem a trabalhar juntos, a pensar juntos. Quando viajam para Olimpíada Internacional, convivem com colegas de mais de 40 países, aprendem outras culturas e trocam experiências bastante valiosas, que extrapolam a Astronomia. Temos observado que essas experiências causam grandes efeitos nas escolhas profissionais desses jovens. Além disso, o excelente desempenho das equipes brasileiras tem favorecido o ingresso desses estudantes em instituições internacionais de excelência, como o MIT [Massachusetts Institute of Technology]", relata. Rojas complementa que a presença da equipe brasileira nas cidades onde os treinamentos são realizados gera trocas com as comunidades locais, já que o planetário móvel utilizado para os estudos oferece visitas monitoradas às escolas das regiões, dentre outras atividades que são realizadas para disseminar os conhecimentos sobre Astronomia.
Em 2014, as equipes brasileiras conquistaram três medalhas na Olimpíada Internacional e cinco na edição Latino-Americana. Uma novidade é que, neste ano, a estudante brasileira que ficou em primeiro lugar na seletiva final para a Olimpíada Internacional ganhou uma viagem para o Observatório Paranal, no Chile, a convite do Observatório Europeu do Sul (ESO). O observatório que será visitado pela estudante em agosto é um dos três operados pelo ESO, considerado o observatório astronômico mais produtivo do mundo. Rojas é, também, representante do ESO no Brasil, cumprindo a missão de coordenar ações educativas e de disseminação de conhecimento, além da rede de divulgação científica que compartilha, no Brasil, as pesquisas produzidas no ESO.

(Assessoria Especial de Comunicação da Reitoria - Universidade Federal de São Carlos)

I CICLO DE PALESTRAS DO NFP

*O Núcleo de Formação de Professores realizou o seu I Ciclo de Palestras com o objetivo de promover oportunidades de reflexões sobre a docência e a cultura escolar, para alunos dos cursos de licenciatura, professores formadores e professores da Educação Básica de São Carlos e Região e demais interessados, com as atividades:

 

* Em 31 de agosto de 2011 o Prof. Dr. Juarez Tarcisio Dayrell, professor associado da UFMG e coordenador do Observatório da Juventude da UFMG (www.fae.ufmg.br/objuventude), proferiu  a palestra “JUVENTUDE E ESCOLA: Múltiplos olhares sobre a formação humana”, seguida de debate.

 

* Em 22 de setembro de 2011 o NFP contou com a presença do Prof. Ms. Clovis Arantes, Membro do Grupo Gestor do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, professor da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso e Doutorando em Educação na UFSCar,  com a palestra “EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: (res)significando saberes e práticas”, seguida de debate.

 

* E finalizou o evento, em 18 de outubro de 2011, com o tema "ENSINO MÉDIO: Identidade, Finalidade e Diretrizes", ministrado pelo professor José Fernandes de Lima, docente aposentado da Universidade Federal de Sergipe  e  Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Também seguiu-se debate.

 

*O I Ciclo de Palestras do NFP contou com o PRODOCÊNCIA/UFSCar/ProGrad e atingiu um público de aproximadamente 300 pessoas.

II CICLO DE PALESTRAS DO NFP - PALESTRA: "Formação do professor para um novo desenvolvimento profissional"

PALESTRA: "Formação do professor para um novo desenvolvimento profissional"

PALESTRANTE: Profa. Dra. Marli André (Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da USP, atualmente é professora pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).


SÍNTESE: Discute-se os conceitos de professor reflexivo e professor pesquisador.  Apresenta-se uma proposta de formação do professor pesquisador.  Discute-se o conceito de Desenvolvimento Profissional com ênfase no trabalho coletivo e nas condições necessárias para uma prática docente efetiva.

 

DATA: 03/10/2012

HORÁRIO: 14 horas

LOCAL: Anfiteatro Bento Prado Jr. - UFSCar

INSCRIÇÕES NO LOCAL. SERÁ EMITIDO CERTIFICADO. 

EVENTO GRATUITO.

II Ciclo de Palestras do NFP - Debate: "O ENSINO E A ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS COMO MULTIPLICADORES NA PREVENÇÃO ÀS DROGAS"

Debate: "O ENSINO E A ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS COMO MULTIPLICADORES NA PREVENÇÃO ÀS DROGAS"

O evento coloca em pauta a relação entre as drogas e a juventude. A mesa de debate abordará como o ensino e o poder público lidam com esta problemática e a importância da mobilização na comunidade, a partir da escola, para a prevenção às drogas. A explanação dos palestrantes será precedida de esquetes apresentadas por jovens que compõem os elencos dos grupos teatrais de Caconde e Divinolândia (SP). Esses adolescentes fazem parte da Oficina de Multiplicadores do Núcleo de Pesquisa, Educação e Arte contra o crack (NUPEAC), coordenado por Asdrúbal Serrano. Haverá discussão da temática com a participação do público.

 

Data:  13 de junho de 2012

Horário:  19h30

Local: Anfiteatro Bento Prado Júnior (Área Norte) – UFSCar

 PRODOCÊNCIA/UFSCar/ProGrad


III Ciclo de Palestras do NFP - Palestra: "Cérebro e Aprendizagem: Um Diálogo entre Neurociência e Educação"

Palestrante: Leonor Bezerra Guerra é professora Adjunto do Depto. de Morfologia e do Programa de Pos-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Projeto NeuroEduca: a inserção da neurobiologia na educação.

Síntese: Os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns aspectos do funcionamento do cérebro durante o processo ensino-aprendizagem e, assim, compreender e discutir questões importantes relacionadas ao processo de aprendizagem. Por que o aluno não se concentra? Por que nem sempre as aulas são legais? Por que estudar, às vezes, dá preguiça? Por que estudo para a prova e depois esqueço tudo? Como a rotina, hábitos, princípios e valores familiares influenciam a aprendizagem? Dormir ajuda a aprender? Por que os adolescentes trocam o dia pela noite? Por que “Esse menino não sai da internet”? Ter aulas é o que nos faz aprender? Lazer ajuda a aprender? Pensar cansa? Quando é melhor aprender uma segunda língua? Quando não aprendemos o problema está sempre no cérebro? O que fazer quando o aluno não aprende? Estes, entre outros, serão temas de nossa discussão.

DATA: 26 de agosto de 2013 as 19h

LOCAL: Teatro Florestan Fernandes – UFSCar

Inscrições Encerradas!!!

III Ciclo de Palestras do NFP - Palestra: "Educação para a Paz: O ser humano no centro do processo educativo"

III Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores

Palestra: "Educação para a Paz: O ser humano no centro do processo educativo"

 Inscrições abertas! - Clique aqui

Palestrante: Leonor Bezerra Guerra é professora Adjunto do Depto. de Morfologia e do Programa de Pos-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Projeto NeuroEduca: a inserção da neurobiologia na educação.

Síntese: Os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns aspectos do funcionamento do cérebro durante o processo ensino-aprendizagem e, assim, compreender e discutir questões importantes relacionadas ao processo de aprendizagem. Por que o aluno não se concentra? Por que nem sempre as aulas são legais? Por que estudar, às vezes, dá preguiça? Por que estudo para a prova e depois esqueço tudo? Como a rotina, hábitos, princípios e valores familiares influenciam a aprendizagem? Dormir ajuda a aprender? Por que os adolescentes trocam o dia pela noite? Por que “Esse menino não sai da internet”? Ter aulas é o que nos faz aprender? Lazer ajuda a aprender? Pensar cansa? Quando é melhor aprender uma segunda língua? Quando não aprendemos o problema está sempre no cérebro? O que fazer quando o aluno não aprende? Estes, entre outros, serão temas de nossa discussão.

DATA: 26 de agosto de 2013 as 19h

LOCAL: Teatro Florestan Fernandes – UFSCar

Inscrições Abertas para a segunda parte do VI Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores

Inscrições aqui

PALESTRA: “Inclusão Escolar de Estudantes com Autismo e Deficiência Intelectual e Serviços Envolvidos nesse Processo”

DATA: 06/02/2017, às 18h30.

LOCAL: Anfiteatro Bento Prado Jr., Área Norte UFSCar

MINISTRANTES: Profa. Dra. Priscila Benitez e Dra. Alice Resende

A palestra abordará: (1) aspectos comportamentais do Autismo e da Deficiência Intelectual; (2) os serviços necessários para implementação da inclusão escolar de estudantes com DI e Autismo, a partir do atendimento educacional especializado e do trabalho colaborativo entre o professor de sala de aula e o professor de Educação Especial e (3) casos de inclusão escolar com esse público-alvo e respectivos acompanhamentos.

 

 

OFICINA: “Autismo: Aspectos Comportamentais e Procedimentos de Ensino na Perspectiva da ABA”

DATA: 08/02/17, das 8h às 12h

LOCAL: Sala 1 do Núcleo de Formação de Professores, Área Norte da UFSCar

30 vagas

A oficina abordará uma parte teórica com discussão sobre os aspectos comportamentais do autismo e os principais procedimentos de ensino utilizados na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e uma parte prática com simulação de aplicação de tais procedimentos e a construção de um programa de ensino.

MINISTRANTES:

Dra. Alice Resende (Pesquisadora Pós Doc do Observatório Nacional de Educação Especial, vinculada ao PPGEEs da UFSCar, Pedagoga, Mestre em Psicologia e Doutora em Educação Especial).

Me. Isis de Albuquerque (Doutoranda em Psicologia na UFSCar, Terapeuta Ocupacional, Mestre em Terapia Ocupacional, Especialista em Terapia Comportamental e em Psicooncologia).

Profa. Dra. Marina Bezerra (Professora no Departamento de Psicologia da UFSCar, atua em clínica psicológica como analista do comportamento e com Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento (CAD São Carlos - SP), Psicóloga, Mestre e Doutora em Filosofia, pós-doutorado no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência da UFSCar).

Profa. Dra. Priscila Benitez (Professora do Departamento de Psicologia da UFSCar e Presidente da ONG Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento (CAD São Carlos - SP), Psicóloga e Pedagoga, Mestre e Doutora em Psicologia, Especialista em Intervenção Familiar: psicoterapia e orientação sistêmica.

 

Inscrições aqui

Inscrições abertas para o 7º Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar

Inscrições abertas para o 7º Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar

cartaz ciclo

Tendo como tema "Docência e Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas”, o 7º ciclo de palestras tem como objetivo discutir as novas exigências e demandas que se impõem à docência na contemporaneidade, enfocando as discussões no campo político, acadêmico e escolar, buscando promover um diálogo entre universidade e rede pública de ensino nas seguintes dimensões: políticas de formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento profissional dos professores iniciantes, conhecimentos e saberes produzidos nas escolas e as ações de parceria entre universidade e rede pública de ensino.

O evento é gratuito e conta com 180 vagas para cada palestra. As inscrições podem ser feitas através desse link e serão emitidos certificados de participação.

 

Confira a programação:

Local: Anfiteatro Bento Prado Jr.

Público alvo: professores da educação básica e demais agentes educacionais, professores da universidade, licenciandos da UFSCar e demais interessados.

 

11/09 (segunda-feira), às 19h -  Atividade Cultural

19h30 - "Políticas de formação de professores nos últimos vinte anos: uma rosca sem fim"

Profa. Dra. Alda Junqueira Marin (PUC – SP)

Professora Livre Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP) e professora adjunta aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem em diversas facetas.

 

12/09 (terça-feira), às 19h

“Inserção Profissional de Docentes: Pesquisas e Práticas”

Profa. Dra. Emília Freitas de Lima (DTPP-PPGE-UFSCar)

Professora Sênior vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos e integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência de ensino e pesquisa em Educação, com ênfase em Processos de Ensino e Aprendizagem, atuando nos seguintes temas: interculturalidade; currículo em ação; aprendizagem profissional da docência, com ênfase nos professores iniciantes.

 

16/10 (segunda-feira), às 19h

"Parceria compartilhada entre universidade e escola na formação de professores: desafios e perspectivas"

Profa. Dra. Maria do Carmo de Souza (DME-PPGE-UFSCar)

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE e PPGPE - UFSCar). Coordenadora do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (UFSCar). Coordenadora da área Matemática do PIBID-UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de professores – Escola e Universidade (GPEFCom). Integrante do “Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe)”, da Faculdade de Educação da USP.

 

17/10 (terça-feira), às 19h

“Competência Profissional e a Relação com os saberes docentes”

Profa. Dra. Maria Regina Guarnieri (PPGE -  UNESP Araraquara)

Docente voluntária junto ao Departamento de Didática e atua no Programa de Pós- graduação em Educação Escolar da UNESP, pesquisando temas relacionados ao trabalho de professores dos anos iniciais da escola fundamental com ênfase nas questões voltadas para a prática pedagógica e aprendizagem da docência. Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação - área de Educação da Universidade de Araraquara/SP (UNIARA).

Inscrições aqui

Realização: Núcleo de Formação de Professores - UFSCar

Apoio: Pró-Reitoria de Graduação -  ProGrad

Inscrições Abertas para o VI Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores

Inscrições podem ser feitas no local e data da palestra.

PALESTRA: "A autorregulação da aprendizagem na formação de professores: contribuições para a atuação docente e desenvolvimento pessoal"

Palestrante: Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda (Psicóloga,  doutora em Educação na área de Psicologia Educacional, pesquisadora do GEPESP da UNICAMP)

DATA: 21/11/2016
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Anfiteatro Bento Prado Júnior - Área Norte da UFSCar

Inscrições encerradas. Turmas Completas.
CURSO: "Práticas de autorregulação da aprendizagem no cotidiano acadêmico e escolar"

DATA: 22/11/2016
HORÁRIO: TURMA A: das 8 às 12 horas  (carga horária: 4 horas)
                TURMA B: das 14 às 18 horas (carga horária: 4 horas)

Número mínimo de participantes por turma: 10
Número máximo de participantes por turma: 30

IV Ciclo de Palestras do NFP - Inscrições Encerradas

EM OUTUBRO: PALESTRAS E OFICINAS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO

Palestra: "DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS ÀS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: entre antigas e novas formas de ensinar e aprender"

Prof. Dr. Daniel Mill (Educação a Distância - UFSCar)

Em 27/10/14, às 19 horas, no Teatro Florestan Fernandes, Área Norte, UFSCar - Campus São Carlos

 OPÇÕES PARA OFICINAS: "Educando com jogos eletrônicos" e "Elaborando Jogos Digitais para ensinar e motivar"


Título da Oficina: "Educando com jogos eletrônicos"

Turma A (24 vagas) - 29/10/14, quarta-feira, das 18h30 às 22h00 
Turma B (24 vagas) - 31/10/14, sexta-feira, das 8h30 às 12h00

Resumo: Nesta oficina discutiremos as características dos jogos que atraem  envolvem a  geração atual, bem como os princípios de aprendizagem presentes nos bons jogos e que podem ser aplicados no contexto educacional. Também apresentaremos alguns jogos educacionais nas áreas de Matemática,  Português, Química e Música. O curso terá uma dinâmica de construção colaborativa, utilizando ferramentas como o Google Drive, Word e  Facebook.

Público-alvo:  Professores de Ensino Médio, das áreas de Matemática,
Português, Química e Música.

Local: Laboratório de Informática do Núcleo de Formação de Professores

Responsáveis: Joice Lee Otsuka e Rogério Augusto Bordini.


Currículo resumido:

Joice Lee Otsuka

Possui doutorado em Ciência da Computação pela Unicamp, mestrado em  Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e  graduação na mesma área pela Universidade Federal de Uberlândia É  docente da Universidade Federal de São Carlos desde 2008, coordenadora de  Inovações em Tecnologias na Educação da Secretaria Geral de  Educação a  Distância da UFSCar desde 2010 e coordenadora do Laboratório de Objetos de  Aprendizagem (LOA) desde 2012. É membro do Grupo Horizonte, de Estudos e  Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens da UFSCar. Atua nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano Computador, tendo interesse pelas áreas de design e avaliação de jogos educacionais,  recursos educacionais abertos interativos e acessibilidade.

Rogério Augusto Bordini

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Graduado em Educação Musical (UFSCar), com bolsa sanduíche pelo período de um ano no curso Media & Creative Industries na University of East London  (Inglaterra), onde desenvolveu a pesquisa "How Video-Games can be used as Educative Tools in Art Education?",  sob orientação da professora Stacey  Pogoda, líder do curso de Computer Games Design da School of Arts and  Digital Industries. Atualmente atua como projetista de jogos  eletrônicos,  especialista no conteúdo e produtor de músicas no Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA), na UFSCar.

 

Título da Oficina:"Elaborando Jogos Digitais para ensinar e motivar"

Turma A (24 vagas): 29/10/14, quarta-feira, das 9h00 às 12h00 


Resumo:Esta oficina tem por objetivo fornecer ferramentas para que os docentes de qualquer área e nível de ensino consigam elaborar jogos digitais para seus alunos, apresentando uma ferramenta diferente para avaliar e acompanhar a aprendizagem dos mesmos de forma motivadora.

 
Público-alvo: Professores da Educação Básica
 
Local: Laboratório de Informática do Núcleo de Formação de Professores

Responsável: Miriam Utsumi


Currículo resumido:

Licenciada em Matemática (1991), mestre em Educação (1995) e doutora em Educação (2000) pela Unicamp. É Professor Doutor II do Departamento de Matemática do ICMC-USP/São Carlos, coordenadora de gestão do PIBID da USP e orientadora do grupo de tratamento da informação do PIBID de Matemática da USP, campus de São Carlos. Atualmente é orientadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional de Professores - PROFMAT USP e do Programa de Mestrado Profissional em Educação da UFSCAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, práticas escolares, educação matemática e formação de docentes.  

IV Ciclo de Palestras do NFP - Palestra: "SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA"

Data: 22/09/14, às 19 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, Área Norte, UFSCar - Campus São Carlos

INSCRIÇÕES ENCERRADAS! UMA MENSAGEM POR EMAIL SERÁ ENVIADA AOS QUE ESTIVEREM NA LISTA DE ESPERA

Palestra: "SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA"Profa. Dra. Luciana Maria Caetano (Instituto de Psicologia da USP)


SOBRE A PALESTRA:

O principal objetivo da educação é formar sujeitos autônomos. Como o professor trabalha em sala de aula para formar sujeitos autônomos? O que é ser autônomo? Para responder a essas questões, precisamos nos debruçar sobre os estudos da educação  moral, porque a autonomia é fruto das relações de cooperação fundadas no respeito mútuo.
Qual o significado de educar moral? Educar moralmente faz parte do currículo? É possível trabalhar com o conhecimento lógico matemático, com o conhecimento de língua portuguesa, história, geografia, sem tratar das questões relacionadas à moralidade? Enfim essas são algumas das questões que procuraremos responder através dessa palestra.


SOBRE A PALESTRANTE:

Professora e pesquisadora do Dep. de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Membro do LEDA/IPUSP (Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Lançamento do livro "Jogos para o Ensino de Astronomia"

Quando: 20/11/2013

Onde: Núcleo de Formação de Professores - UFSCar (Area Norte, próximo ao Departamento de Computação)

Horário: Das 15h as 17h

Precisa se inscrever? Sim!!!

Onde me inscrevo, então? Aqui!

Novo procedimento de reservas de salas

  • Prioritariamente, as salas são reservadas para atividades que envolvam formação de professores, e que tenham o NFP como parceiro em projetos aprovados pela ProEx ou pela ProGrad. Se não for o caso, consulte-nos pelo nosso ou pelo telefone (16) 3306-6634.
  • Consulte a disponibilidade das salas neste link
  • Solicite a reserva preenchendo este formulário
  • Sua solicitação será analisada pela Coordenação, e em até dois dias úteis será respondida.
  • Se após dois dias úteis, sua solicitação não tiver retorno, entre em contato pelo nosso ou pelo telefone (16) 3306-6634.

Palestra de 24/11/2014 CANCELADA

Informamos que por motivos de força maior a palestra programada para hoje (24/11/2014) como parte do IV Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores está CANCELADA.

Aguardem a programação do V Ciclo de Palestras, que acontece no primeiro semestre de 2015.

SEaD - UFSCar e Grupo Horizonte, oferecem Cursos de Especialização voltadas para a Educação

 

 

 

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio da SEaD e do Grupo Horizonte, oferecerá, em breve, dois Cursos de Especialização. Confira:

 

Curso de Especialização em Mídias na Educação é um curso é gratuito, com financiamento pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo como público alvo os professores em efetivo exercício em sala de aula nas redes públicas (municipais e estaduais) da educação básica. Serão oferecidas 120 vagas, distribuídas em quatro polos de apoio (Bálsamo, Santos, São Carlos e Tarumã). As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de setembro de 2017. Mais informações pelo site do curso: http://midias.ead.ufscar.br ou http://www.sead.ufscar.br . 

Inscreva-se!

Também está previsto o Curso de Especialização em Educação e Tecnologias, com múltiplas habilitações: a) Recursos de Mídias na Educação, b) Produção e Uso de Tecnologias para Educação, c) Gestão da Educação a Distância, d) Docência na Educação a Distância, e) Projeto e Desenho Pedagógico (Design Instrucional). Confira a proposta pedagógica do curso de Educação e Tecnologias, preparado com uma configuração flexível e diferenciada. Esse curso prevê bolsas e descontos especiais, mas NÃO é gratuito. Saiba mais em: http://edutec.ead.ufscar.br ou faça contato: edutec@ead.ufscar.br –Cadastre-se!

Segunda palestra do V Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores tratará questões de Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

Inscrições encerradas.


Na quinta edição do Ciclo de Palestras, o Núcleo de Formação de Professores da UFSCar continua suas atividades e discussões, em novembro e dezembro de 2015, na temática relacionada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em 30/11/15, às 18h30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na Área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, acontecerá a palestra "Transtornos do Espectro Autista (TEA): conceitos, características e sinais precoces", com a Profa. Dra. Ana Lúcia Rossito Aiello, do Departamento de Psicologia da UFSCar.

SOBRE A PALESTRA:

Título: "Transtornos do Espectro Autista (TEA): conceitos, características e sinais precoces"

Crianças com diferentes diagnósticos, inclusive com TEA, estão cada vez mais presentes nas salas de aula do ensino regular. É a filosofia da Educação Inclusiva. Nessa palestra abordaremos os conceitos de TEA, suas características comportamentais e os sinais precoces para reconhecimento e encaminhamento da criança para diagnóstico específico. Espera-se assim instrumentar os professores e participantes a compreender os sintomas do TEA em crianças pequenas.


SOBRE A PALESTRANTE:

Profa. Dra. Ana Lúcia Rossito Aiello

Psicóloga e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de autismo e intervenção domiciliar para familiares.
Possui doutorado em Psicologia Experimental (USP/SP), mestrado em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar) e formação em Psicologia e licenciatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (USP/RP).

 

As inscrições podem ser feitas aqui no site, no link acima, até 29/11/2015. 
Certificados serão enviados por e-mail. 

V Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores – Curso "Aprendendo a Lidar com o Bullying: teoria e prática"

Data e Local:  entre 13/10 e 08/12/2015, às terças-feiras, das 19h às 22h, no Núcleo de Formação de Professores, localizado na Área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

 

Curso: "Aprendendo a Lidar com o Bullying: teoria e prática"-  ministrado por Me. Diego Costa Lima, Bela. Jéssica Elena Valle e Bela.  Márcia Akemi Fujie.

 

 

SOBRE O CURSO:

Curso teórico-prático de 32 horas, divididas em oito encontros semanais de 3h presenciais e 1h de atividade extra cada. Cada módulo do programa possuirá dois encontros.

 

Títulos:

Geral: Aprendendo a lidar com o bullying: Teoria e prática

Módulo 1: Bullying: Conceitos e características

Módulo 2: Interrompendo a ocorrência de bullying em contexto escolar

Módulo 3: Prevenção de bullying no contexto escolar

Módulo 4: Manejo de bullying no contexto escolar

 

Duração:

Os encontros terão início no dia 13/10 e se estenderão até 08/12, sendo realizados às terças-feiras, das 19h às 22h. Uma palestra de abertura será ministrada no dia 07/10 às 19h pela Profa. Dra. Lúcia Williams.

 

Participantes e público-alvo:

O curso destina-se preferencialmente a professores da rede pública da cidade de São Carlos e região e graduandos de cursos de licenciatura da UFSCar. Serão, ao todo, 20 participantes, divididos igualmente entre professores e graduandos.

 

Critérios para certificação:

Haverá certificados separados e cumulativos para cada módulo. Para receber certificado, o participante deverá comparecer aos dois encontros do módulo correspondente. Sendo que o primeiro módulo é pré-requisito para os demais.

 

Objetivos gerais do programa:

Módulo 1: Identificação e caracterização de bullying e fatores associados.

- Definição de bullying, particularidades do fenômeno, classificação de tipos e papéis de envolvimento em bullying.

- Causas, consequências, fatores de risco e fatores de proteção para o bullying.

- Diferenciação de bullying e outras formas de violência.

 

Módulo 2: Interrupção de episódios de bullying.

- Critérios para escolha de forma adequada para a interrupção de determinada ocorrência de bullying.

- Estratégias de interrupção de situações de bullying.

 

Módulo 3: Prevenção de (re)ocorrência de bullying.

- Critérios para escolha de forma adequada para a prevenção de ocorrência de bullying em determinado contexto.

- Estratégias de prevenção de ocorrência de bullying.

 

Módulo 4: Atividades práticas de identificação, interrupção e prevenção de bullying.


SOBRE OS MINISTRANTES:

Diego Costa Lima é Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015-2017), mestre em Psicologia pela UFSJ, psicólogo e bolsista CAPES.

 

Jéssica Elena Valle é Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015-2017), psicóloga e bolsista CNPq.

 

Márcia Akemi Fujie é Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015-2017), psicóloga e bolsista CAPES.

V Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores – Palestra “Violência na Escola: Enfrentamento e Prevenção"

Data e Local: 07/10/15, às 18h30, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, Área Norte, UFSCar - Campus São Carlos

Palestrante: Professora Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (DPsi/UFSCar)

 

 (Para participar, compareça ao local da palestra no horário indicado.) 

SOBRE A PALESTRA:

A palestra fará uma síntese do trabalho na áreas de pesquisa, ensino e intervenção realizado no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) ao longo de 16 anos em duas temáticas que são eixos de atuação do Laprev: .a  violência na família e na escola.Temas que serão abordados envolvem: o conceito e definição de violência na escola, bullying e cyberbullying, o que torna nossos alunos agressivos e como a escola pode enfrentar e prevenir esse grave e grande problema.

SOBRE A PALESTRANTE:
Psicóloga, Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) onde fundou, em 1998 o Laprev, Laboratório de Análise e Prevenção de Ensino (www.ufscar.br/laprev) que é vinculado ao Departamento de Psicologia e conduz atividades de pesquisa, ensino, consultoria e extensão nas áreas da violência intrafamiliar e violência na escola. É pesquisadora do CNPq, tendo feito Pós-Doutorado na Universidade de Toronto, Canadá; Doutorado em Psicologia (USP/SP); Mestrado na Universidade de Manitoba, Canadá e Bacharelado em Psicologia na PUCSP. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia por 4 anos, além de ter sido Professora Visitante na Universidade de Cambridge (Sidney Sussex College), Inglaterra e na Argentina (Universidade de Cordoba e Universidade de Mar del Plata). Ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. Suas publicações podem ser acessadas em: <http://lattes.cnpq.br/6962646759651464>.

V Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores inicia atividades prático-teóricas com os temas violência e bullying no contexto escolar

 (Para participar, compareça ao local da palestra no horário indicado.)

Na sua quinta edição do Ciclo de Palestras, o Núcleo de Formação de Professores da UFSCar contempla, inicialmente, atividades e discussões em temáticas relacionadas à violência no contexto escolar e à prevenção do bullying.

As atividades serão divididas em duas categorias:

1 - Palestra (1h30min, com certificação)

2 - Curso prático-teórico (32 h, com certificação)

 

Em 07/10/15, às 18h30, no Anfiteatro Bento Prado Jr., localizado na Área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, acontecerá a palestra "Violência na Escola: Enfrentamento e Prevenção", com a professora Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Titular do Departamento de Psicologia da UFSCar.

Entre 13/10 e 08/12/2015, às terças-feiras, das 19h às 22h, no Núcleo de Formação de Professores, também localizado na Área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, ocorrerão as atividades do curso "Aprendendo a Lidar com o Bullying: teoria e prática". O curso será ministrado por Me. Diego Costa Lima (doutorando em Psicologia pela UFSCar), Bel. Jéssica Elena Valle (mestranda em Psicologia pela UFSCar) e Bel. Márcia Akemi Fujie (mestranda em Psicologia pela UFSCar). Com carga horária total de 32 horas, está dividido em quatro módulos:

- Módulo 1: "Bullying": conceitos e características (pré-requisito para os demais)

Datas: 13 e 20/10/2015

Carga Horária: 8 h (6 horas presenciais + 2 hora extra-sala)

 

- Módulo 2: Interrompendo a ocorrência de "bullying" em contexto escolar

Datas: 27/10 e 10/11/2015

Carga Horária: 8 h (6 horas presenciais + 2 horas extra-sala)

 

- Módulo 3: Prevenção de "bullying" no contexto escolar

Datas: 17 e 24/11/2015

Carga Horária: 8 h (6 horas presenciais + 2 horas extra-sala)

 

- Módulo 4: Manejo de "bullying" no contexto escolar

Datas: 01 e 08/12/2015

Carga Horária: 8 h (6 horas presenciais + 2 horas extra-sala)

  (Atuais inscrições para o curso são para lista de espera)

A certificação do curso poderá ser obtida por módulo(s) concluído(s). Para se inscrever na palestra e/ou curso, basta preencher e enviar o formulário de inscrição online, até 05/10/15. As vagas são limitadas.

VI Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores inicia atividades com o tema Autorregulação

NFP VI Ciclo de Palestras UFSCar autorregulação

No contexto educacional, a autorregulação se refere ao processo pelo qual o aluno monitora, controla e reflete sobre a própria aprendizagem. Ser um aluno autorregulado pressupõe ter boas práticas de estudo, crenças positivas sobre si próprio. É um processo que envolve variáveis cruciais para o ensino como, por exemplo, a motivação e o uso de estratégias de aprendizagem, podendo ser estimulado pelos professores desde os primeiros anos do ciclo escolar. Acredita-se que o universitário e o profissional que tiver acesso aos conteúdos programáticos e às atividades propostas pela perspectiva da aprendizagem autorregulada estará mais predisposto e capacitado a desenvolver as habilidades autorregulatórias de seus alunos.

O Núcleo de Formação de Professores traz a Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda, psicóloga, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP) da UNICAMP, para falar sobre a autorregulação, como primeira atividade do seu VI Ciclo de Palestras. Tem como objetivo, discutir a importância de se trabalhar o tema nos cursos de formação docente, analisado em uma dupla perspectiva: como aluno e como professor. Serão apresentados os principais conceitos teóricos da autorregulação e propostas de atuação com alunos de todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior.

Ainda dentro do tema, a Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda ministrará o curso "Práticas de autorregulação da aprendizagem no cotidiano acadêmico e escolar". O curso apresentará uma breve revisão da literatura sobre o tema, incluindo os principais modelos teóricos e pesquisas experimentais desenvolvidas na última década e estratégias (práticas) de como incorporar os princípios da aprendizagem autorregulada no cotidiano, atuando nos diversos níveis de ensino.

As inscrições podem no local e data da palestra.

 

Informações Gerais:

PALESTRA: "A autorregulação da aprendizagem na formação de professores: contribuições para a atuação docente e desenvolvimento pessoal"

Palestrante: Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda (Psicóloga,  doutora em Educação na área de Psicologia Educacional, pesquisadora do GEPESP da UNICAMP)

DATA: 21/11/2016
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Anfiteatro Bento Prado Júnior - Área Norte da UFSCar

Inscrições encerradas. Turmas completas.
CURSO: "Práticas de autorregulação da aprendizagem no cotidiano acadêmico e escolar"

DATA: 22/11/2016
HORÁRIO: TURMA A: das 8 às 12 horas  (carga horária: 4 horas)
                TURMA B: das 14 às 18 horas (carga horária: 4 horas)

Número mínimo de participantes por turma: 10
Número máximo de participantes por turma: 30

« Setembro 2017 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930