Projetos e Parcerias

Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFSCar) e o Programa Residência Pedagógica (PRP/UFSCar)
O NFP se tornou um espaço formativo importante no planejamento e desenvolvimento de atividades e materiais dos programas de indução do MEC e seus órgãos subordinados e vinculados, de política de formação de professores da Educação Básica. O Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) da CAPES, constituído na UFSCar pelo PIBID e PRP, oferece recursos à Universidade, como bolsas para estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do Programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, promovendo integração entre educação superior e educação básica.

Projeto Acessibilidade
O NFP fez parceria com a SEaD e sua equipe de acessibilidade. A UFSCar vem, há tempos, criando condições para que as pessoas com deficiência possam fazer parte do seu quadro de estudantes e servidores. Nesse sentido, considerando os objetivos e princípios do NFP, o projeto acessibilidade iniciou as atividades no seu novo local em 2018, com aulas para portadores de deficiência visual da comunidade acadêmica e também externa. Iniciou-se também o planejamento de um curso de formação inicial e continuada de professores da educação básica, que possibilite refletir acerca das deficiências, inclusão e acessibilidade na escola, procurando apresentar algumas alternativas para o ensino de alunos com deficiência visual.

“I-Support Brasil: Tradução e Adaptação Cultural do iSupport da Organização Mundial da Saúde para o Contexto Brasileiro”
O iSupport é uma ferramenta online, oferecido com o objetivo de aumentar acesso a apoio na área de saúde mental entre cuidadores de pessoas com demência. Ele foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser adaptado, testado e utilizado em países membros. O projeto envolve instituições de ensino superior, instituições acadêmicas e de saúde, nacionais e internacionais. Na UFSCar, é coordenado pela Prof.ª Dra. Aline Cristina Martins Gratão (Departamento de Gerontologia). O NFP iniciou a parceria com o Departamento de Gerontologia para o desenvolvimento desse projeto, possibilitando a utilização do espaço do Núcleo, considerando os propósitos da interdisciplinaridade e intergeracionalidade relacionadas às práticas sociais as quais estão legalmente estabelecidos para a formação de professores da educação básica.