Atividade de Extensão "O SOM E O TOM: Diálogo entre música e ciência"

Estão abertas, até o dia 31 de Janeiro de 2024,  as inscrições para as oficinas da Atividade de Extensão "O SOM E O TOM: Diálogo entre música e ciência", que serão realizadas no Núcleo de Formação de Professores, nas seguintes datas:

24/02/2024: - Pitágoras, números no miocárdio.

09/03/2024: - von Helmholtz, a sensação de tons.

23/03/2024: - Mendeleyev, período e harmonia.

06/04/2024: - Herschell, a cantora e o planeta.

As oficinas, que contarão com atividades práticas, criativas e de apreciação, têm como público alvo professores e licenciandos, educadores em geral e demais interessados.

As inscrições poderão ser feitas através do link: através do link: https://forms.gle/SNKGHDEjqAoyumPj6

Quantidade de vagas: 20

E-mail para contato, esclarecimento de dúvidas, agendamentos de visitas às escolas e demais informações: Prof. Dr. Paulo Roberto Adalberto (E-mail  paulo44@estudante.ufscar.br).

AS OFICINAS

Ao longo de 4 módulos, buscam cobrir: Os fundamentos históricos e a lógica matemática das escalas musicais; a importância biológica do ritmo e da paisagem sonora, as relações harmônicas na constituição e exploração da matéria; a natureza ondulatória de uma nota musical e; o ruído nas interrogações do macro e microcosmo.

As atividades, fundamentadas em metodologias ativas, propõem tais discussões a partir da construção e manipulação de instrumentos de baixo custo, da criação e da apreciação musical.

A música desempenha um papel fundamental na formação integral do conhecimento humano. Os aspectos lúdicos e cognitivos da prática musical mediam o acesso a conceitos de várias áreas através do som, educação dos sentidos e efeitos psicológicos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo.

Além disso, a música é considerada um campo científico em si. A criação de instrumentos musicais se apresenta como uma importante ferramenta na educação musical, fornecendo material didático acessível e promovendo a experimentação e criação. A música, expressão livre e criativa, também pode ser estudada e analisada estruturalmente e conectada a outros campos do conhecimento, como matemática e física, permitindo um aprendizado mais interdisciplinar.