Você está aqui: Página Inicial / Notícias / VI Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores inicia atividades com o tema Autorregulação

NFP VI Ciclo de Palestras UFSCar autorregulação

No contexto educacional, a autorregulação se refere ao processo pelo qual o aluno monitora, controla e reflete sobre a própria aprendizagem. Ser um aluno autorregulado pressupõe ter boas práticas de estudo, crenças positivas sobre si próprio. É um processo que envolve variáveis cruciais para o ensino como, por exemplo, a motivação e o uso de estratégias de aprendizagem, podendo ser estimulado pelos professores desde os primeiros anos do ciclo escolar. Acredita-se que o universitário e o profissional que tiver acesso aos conteúdos programáticos e às atividades propostas pela perspectiva da aprendizagem autorregulada estará mais predisposto e capacitado a desenvolver as habilidades autorregulatórias de seus alunos.

O Núcleo de Formação de Professores traz a Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda, psicóloga, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP) da UNICAMP, para falar sobre a autorregulação, como primeira atividade do seu VI Ciclo de Palestras. Tem como objetivo, discutir a importância de se trabalhar o tema nos cursos de formação docente, analisado em uma dupla perspectiva: como aluno e como professor. Serão apresentados os principais conceitos teóricos da autorregulação e propostas de atuação com alunos de todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior.

Ainda dentro do tema, a Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda ministrará o curso "Práticas de autorregulação da aprendizagem no cotidiano acadêmico e escolar". O curso apresentará uma breve revisão da literatura sobre o tema, incluindo os principais modelos teóricos e pesquisas experimentais desenvolvidas na última década e estratégias (práticas) de como incorporar os princípios da aprendizagem autorregulada no cotidiano, atuando nos diversos níveis de ensino.

As inscrições podem no local e data da palestra.

Informações Gerais:

PALESTRA: "A autorregulação da aprendizagem na formação de professores: contribuições para a atuação docente e desenvolvimento pessoal"

Palestrante: Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda (Psicóloga,  doutora em Educação na área de Psicologia Educacional, pesquisadora do GEPESP da UNICAMP)

DATA: 21/11/2016
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Anfiteatro Bento Prado Júnior - Área Norte da UFSCar

Inscrições encerradas. Turmas completas.
CURSO: "Práticas de autorregulação da aprendizagem no cotidiano acadêmico e escolar"

DATA: 22/11/2016
HORÁRIO: TURMA A: das 8 às 12 horas  (carga horária: 4 horas)
                TURMA B: das 14 às 18 horas (carga horária: 4 horas)