Você está aqui: Página Inicial / Agenda / Programação do 8º Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores

Programação do 8º Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores

8º CICLO DE PALESTRAS DO NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 “DA DIVERSIDADE DOS ALUNOS AOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE”

17/09 A 21/09/2018

 

Local: Anfiteatro Bento Prado Jr. e Núcleo de Formação de Professores

Público alvo: professores da educação básica e demais agentes educacionais, professores da universidade e licenciandos da UFSCar.

PROGRAMAÇÃO

17/09/2018 (segunda-feira)

Local: Anfiteatro Bento Prado Jr.

18h30 - Palestra: "Os Professores Frente a Violência Escolar: Limites e Alcances 

 

Profa. Dra. Sandra Machado Lunardi Marques (Faculdade de Educação a PUC-SP). 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Foi coordenadora do curso de Pedagogia e de Licenciatura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professora - assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da Faculdade de Educação Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando 

 

18/09/2018 (terça-feira) 

Local: Anfiteatro Bento Prado Jr.

19h – Palestra - “A Escola e as Relações Étnico-Raciais: Alguns Desafios para Compreensão de Si, do Outro e do Mundo”

Prof. Dr. Douglas Verrangia Correa da Silva (DME/UFSCar)

É Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2000), Mestre (2004) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Educação pelo PPGE-UFSCar com estágio doutoral na City University of New York (CUNY) (2009). Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de conceitos científicos e relações sociais, com ênfase nas relações etnicorraciais. É consultor da UNESCO na área Relações Etnicorraciais, tendo trabalhado no programa "África-Brasil: caminhos cruzados", que reeditou, no Brasil, a coleção "História Geral da África". Recentemente, finalizou estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, desenvolvendo pesquisa financiada pela FAPESP sobre a cultura catalã e educação, com foco na sustentabilidade. É professor adjunto do Dep. de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos. (Fonte: Currículo Lattes)

 

19/09/2018 (quarta-feira) 

Local: Anfiteatro Bento Prado Jr.

19hPalestra: “A Importância do Compromisso e Atuação do Professor frente a Pobreza e Desigualdade Social dos Alunos”

Profa. Dra. Maria Cecília Luiz Cargo (Ded/UFSCar)

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp de Araraquara (2004). É professora associada da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Ministra nos cursos de graduação presencial e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividade. Participa de pesquisas na área de Políticas Públicas e Gestão Escolar, com ênfases em temas como: violência, juventude, políticas educacionais, Conselho Escolar; Gestão Democrática, gênero, vulnerabilidade e educação.

Profa. Ms. Clarissa Bengtson (SEaD/UFSCar) 

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Atualmente, é responsável pela equipe de acessibilidade na Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar, que produz materiais didáticos acessíveis para deficientes visuais e auditivos. Além disso, é professora no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias (Edutec/UFSCar) e atua como formadora e técnica AVA no curso de extensão a distância denominado Formação Continuada em Conselhos Escolares oferecido pela UFSCar em parceria com o MEC. Desenvolve trabalhos com editoração impressa/digital e design de capas para livros. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica e formação complementar em inglês, francês e espanhol. (Fonte: Currículo Lattes)

Pedagoga Meire Moreira Cordeiro (NFP/UFSCar)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1986 a 1990) e Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1995). Atuou como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica (1993 a 2006) e ingressou na Universidade Federal de São Carlos (2006) na Pró-Reitoria de Graduação na Divisão de Desenvolvimento Pedagógico, da qual foi diretora (2014 a 2017). Atualmente é responsável pelo assessoramento técnico-pedagógico do Núcleo de Formação de Professores da Universidade Federal de São Carlos e participa da equipe do Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, ofertado pela UFSCar em parceria com a SECADI/MEC. Tem experiência na área de Educação: Educação Básica, Ensino Superior, com especial interesse em Políticas Públicas e Formação de Professores da Educação Básica.

 

20/09/18 (quinta-feira)

Local: Núcleo de Formação de Professores

18h30 – Ciranda de Experiências Docentes:

Relatos profissionais de professores das áreas de humanas, exatas e biológicas

INSCREVA-SE NAS PALESTRAS

Minicursos:

De 18/09 a 21/09

Local: Núcleo de Formação de Professores

8h às 12h – “Alunos Público Alvo da Educação Especial e os Desafios da Formação Docente”

Ministrantes:

Profa. Dra. Adriana Garcia Gonçalves (DPsi/UFScar)

Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (DPsi/UFScar)

Profa. Dra. Juliane Ap. de Paula Perez Campos (DPsi/UFSCar)

 

14h às 18h – Minicurso: Educação em Sexualidade

Ministrante:

Profa. Dra. Márcia Cristina Argenti Perez (GEPIFE - UNESP/Araraquara)

Profa. Mestre Andreia Serrano Cayres Rapatão (GEPIFE - UNESP/Araraquara)

40 vagas para cada minicurso, distribuídas por ordem de inscrição.

INSCREVA-SE NOS MINICURSOS

 

Carga horária total do evento: 32h

 

Mais Informações:

(16) 3306 6634

coordnfp@ufscar.br

« Dezembro 2019 »
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031