Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inscrições abertas para o 7º Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar

cartaz ciclo

Tendo como tema "Docência e Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas”, o 7º ciclo de palestras tem como objetivo discutir as novas exigências e demandas que se impõem à docência na contemporaneidade, enfocando as discussões no campo político, acadêmico e escolar, buscando promover um diálogo entre universidade e rede pública de ensino nas seguintes dimensões: políticas de formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento profissional dos professores iniciantes, conhecimentos e saberes produzidos nas escolas e as ações de parceria entre universidade e rede pública de ensino.

O evento é gratuito e conta com 180 vagas para cada palestra. As inscrições podem ser feitas através desse link e serão emitidos certificados de participação.

Confira a programação:

Local: Anfiteatro Bento Prado Jr.

Público alvo: professores da educação básica e demais agentes educacionais, professores da universidade, licenciandos da UFSCar e demais interessados.

11/09 (segunda-feira), às 19h -  Atividade Cultural

19h30 - "Políticas de formação de professores nos últimos vinte anos: uma rosca sem fim"

Profa. Dra. Alda Junqueira Marin (PUC – SP)

Professora Livre Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP) e professora adjunta aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem em diversas facetas.

12/09 (terça-feira), às 19h

“Inserção Profissional de Docentes: Pesquisas e Práticas”

Profa. Dra. Emília Freitas de Lima (DTPP-PPGE-UFSCar)

Professora Sênior vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos e integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência de ensino e pesquisa em Educação, com ênfase em Processos de Ensino e Aprendizagem, atuando nos seguintes temas: interculturalidade; currículo em ação; aprendizagem profissional da docência, com ênfase nos professores iniciantes.

16/10 (segunda-feira), às 19h

"Parceria compartilhada entre universidade e escola na formação de professores: desafios e perspectivas"

Profa. Dra. Maria do Carmo de Souza (DME-PPGE-UFSCar)

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE e PPGPE - UFSCar). Coordenadora do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (UFSCar). Coordenadora da área Matemática do PIBID-UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de professores – Escola e Universidade (GPEFCom). Integrante do “Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe)”, da Faculdade de Educação da USP.

17/10 (terça-feira), às 19h

“Competência Profissional e a Relação com os saberes docentes”

Profa. Dra. Maria Regina Guarnieri (PPGE -  UNESP Araraquara)

Docente voluntária junto ao Departamento de Didática e atua no Programa de Pós- graduação em Educação Escolar da UNESP, pesquisando temas relacionados ao trabalho de professores dos anos iniciais da escola fundamental com ênfase nas questões voltadas para a prática pedagógica e aprendizagem da docência. Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação - área de Educação da Universidade de Araraquara/SP (UNIARA).

Inscrições aqui

Realização: Núcleo de Formação de Professores - UFSCar